Hoje o post é uma indicação de leitura:
Como peswuisadora e curiosa, gosto de buscar informações sobre o fazer dos bonecos: qual a sua contribuição para a formação das crianças? Como usá-los pedagogicamente? Além, claro, das diferentes formas de fazer dependendo da cultura.
Nessas buscas, conheci a pedagogia Waldorf.
Ela foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. Ele também é o idealizador da doutrina filosófica chamada "antroposofia", baseada na vivência do "eu".
Muito interessante como a metodologia valoriza o trabalho artesanal e os materiais de fácil acesso. Além disso, fala sobre a importância dos sentimentos e emoções na educação infantil.
Os brinquedos Waldorf são feitos para estimular a imaginação e promover um desenvolvimento saudável da mente e do corpo.
Normalmente criados a partir de materiais recicláveis - eco friendly - como madeira, algodão, linhas, folhas e tecidos, na busca pelo estímulo dos sentidos - que para Steiner são 12 e não apenas 5.
As bonecas Waldorf possuem poucos detalhes. Você já se perguntou, por exemplo, por que a maioria dos bonecos de crochê não tem boca?
No caso dos amigurumis, vem muito da influência da cultura kawaii do Japão: cultura do fofo.
Mas podemos encontrar também um sentido pedagógico:
Segundo a linha pedagógica Waldorf, as crianças buscam reproduzir a realidade. E na realidade expomos várias emoções: rimos, choramos, gargalhamos, ficamos felizes, tristes...
Quando a boneca tem expressões mínimas, com feições minimalistas e apenas uma sugestão de boca, fica mais fácil para a criança usar a criatividade e atribuir a boneca a emoção que ela quiser, inclusive usá-la como um espelho de seus próprios sentimentos.
Tudo isso você encontra no livro "Waldorf Toys" da Dafne Ma.
Infelizmente não encontrei tradução em português, mas essa versão digital está disponível na Amazon. E pra quem tem Kindle unlimited, ele faz parte de sua assinatura e você pode pegar emprestado em sua biblioteca.
Fiz um vídeo sobre isso também lá no YouTube:
https://youtu.be/Tk9IUIIEDJ8
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