Aqui meu objetivo é transformar linha em significado. Te ajudo em suas práticas artesanais com o crochê, tricô e tear.
sábado, 24 de abril de 2021
quinta-feira, 22 de abril de 2021
terça-feira, 20 de abril de 2021
Amigurumi Yemanjá - receita
quinta-feira, 15 de abril de 2021
Study vlog - vem estudar comigo: São Jorge
quarta-feira, 14 de abril de 2021
Cultura Kawaii
No post anterior comentei sobre a Pedagogia Waldorf e como podemos aplicá-la na confecção dos amigurumis. (https://kirasatelier.blogspot.com/2021/04/a-pedagogia-waldorf-e-os-amigurumis.html)
Segundo o método, crianças se identificam mais com bonecas de feições mínimas - somente o olho. Isso porque, bonecas que tem só a intenção de uma expressão tendem a estimular a criatividade da criança, que busca reproduzir a realidade: rimos, choramos, somos felizes, ficamos tristes... Na boneca ela encontra uma vazão para seus próprios sentimentos.
Para além dessa associação pedagógica, no caso dos bonecos de crochê, com a técnica conhecida como amigurumis, temos uma outra influência muito clara do que ficou conhecido no Japão como "cultura Kawaii".
Kawaii" é um adjetivo da língua japonesa que significa "fofo"
A chamada "Cultura kawaii", se desenvolveu no Japão a partir dos anos 1970, com mais força nos anos 1980. Ela é a valorização de tudo o que é fofo, inocente, infantil. Cheio de cores candy, babados, fitas, looks de boneca, com influência vitoriana cheio de volume... O ícone mais pop dessa cultura é a boneca Hello Kitty e a moda Lolita.
Nesse cenário, os bonecos de crochê chamados de amigurumi ganham força e adeptos.
Se você está pensando nos mangás, cabelos coloridos, olhões e expressões exageradas, SIM, essas características também podem entrar aqui mas, para falar delas, precisarei discorrer também sobre o termo "chibi" e a história do crochê e, consequentemente, do amigurumi, no Japão.
terça-feira, 13 de abril de 2021
Como bordar olhos em arco em seus amigurumis
No post anterior comentei sobre a Pedagogia Waldorf e como podemos aplicá-la na confecção dos amigurumis. (https://kirasatelier.blogspot.com/2021/04/a-pedagogia-waldorf-e-os-amigurumis.html)
Segundo o método, crianças se identificam mais com bonecas de feições mínimas - somente o olho. Isso porque, ao não ter boca determinando um sorriso ou qualquer outra expressão, a criança tende a estimular sua criatividade e determina o humor do brinquedo de acordo com o momento lúdico que está vivendo. Podendo, inclusive, essas bonecas serem espelhos da criança, ajudando ela a dar vazão aos próprios sentimentos.
Por falar em expressões e olhos, tenho vídeos específicos sobre técnicas de olhos para amigurumis lá no meu youtube.
segunda-feira, 12 de abril de 2021
A pedagogia Waldorf e os amigurumis
Como aproveitar sobra de linha no amigurumis: resíduo têxtil #studyvlog
O meio ambiente é objeto de preocupação há anos, mesmo porque, quando falamos em ação humana, é impossível não gerar algum impacto no meio e...

-
Peças multicoloridas sempre chamam atenção e ficam na memória! Acredito que todo mundo já tenha tido - ou visto - cachecóis bicolores com...
-
1* 4 correntinhas, 1 ponto baixíssimo para unir formando o anel 2* 5 pontos baixos 3* 1 p.b 1 aumento = 10 pontos 4* 2 p.b 1 aume...