sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Amigurumi #4

Eu sou a-pai-xo-na-da por T-Rex!

Eu amo a última cena do filme Jurassic Park 1! (Vocês sabiam que o barulho do dinossauro foi feito a partir do som da tromba de um elefante? - outro bicho que, se pudesse, tinha no quintal!).

Outra versão do T-Rex que sou apaixonada é o Horácio, do brasileiro Maurício de Sousa. Aliás, vocês sabiam que foi lançada uma graphic novel do Horácio esse ano? (Maravilhosa!)

Ai, a cliente queridona pede o que? Um dinossauro em amigurumi!



Aqui percebi outros desafios na confecção desses bonequinhos: a forma!

Até então, produzia as bolinhas, costurava uma na outra e o bonequinho tava montado. Mas um dinossauro tem proporções muito diferentes de bolinhas. Então, passei a trabalhar através da diminuição (comer) e aumento dos pontos. O corpo desse T-Rex, por exemplo, foi confeccionado em um volume e etapa só.
Utilizei lã mollet, 100% acrílico, manta acrílica no enchimento.




Referências:

Resultado de imagem para horácio
Imagem da internet



Resultado de imagem para jurassic park 1 t-rex
Imagem da internet.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Amigurumi #3



Um dos meus queridinhos!



Com esse Cthulhu comecei a definir minha linha de produção em amigurumis. Produzo bichinhos aleatórios - a pedidos de clientes - mas minha confecção é voltada a cultura pop e literatura.

Para que as asas ficassem na posição que escolhi, usei fio de nilon - o mais grosso -; material que vocês encontram facilmente em pet shops e casas de pesca.

Para quem ainda não conhece, esse personagem é uma entidade cósmica, criado por H. P. Lovecraft, escritor do gênero terror. Cthulhu apareceu pela primeira vez em 1926, no conto "The Call of Cthulhu".

Resultado de imagem para cthulhu
Livro referência. Imagem retirada da internet.

Imagem relacionada
Referência para confecção do amigurimi

É, talvez eu tenha deixado o meu amigurumi fofuchamente mal rsrsrs
Utilizei lã mollet 100% acrílica e manta acrílica para o recheio.






quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Amigurumi #2

Depois de confeccionar os pinguins, percebi que poderia elaborar outros bonequinhos e, não só presentear pessoas queridas, mas reverter isso em $$$.

Já fiz uns 6 unicórnios! Cada um com cores e tons diferentes.

Optei por usar lã d´primeira Cisne (fio 100% acrílico) porque queria dar essa textura de pelo para os bonecos. Para o enchimento, utilizei manta acrílica.



Ele mede aproximadamente 20 cm. A crina do uni fiz com uma carreira de correntinhas (30); em cada correntinha colocar 2 pontos altos.

A flor, confeccionei em fita de ceda.


Esses amigurumis são de 2017.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Amigurumi #1

Amigurumi é uma técnica japonesa para se fazer bonecos em crochê.

O material básico é linha (normalmente se usa 100% algodão, mas fica bom também com lã sintética) e enchimento (manta acrílica ou fibra siliconada). A escolha desses materiais implica na qualidade de seus bonequinhos: durabilidade, antialergia, lavável...

O ponto em crochê para a execução é o "ponto baixo".

Minha paixão por esses bonequinhos começou quando quis fazer uma surpresa para meu companheiro. Ele é quadrinista e eu pensei em presente-lo com seus personagens.




Esses São Will, Wes e o Filhote. Personagens do site vacilandia.com

Da pra ver que errei na proporção do casaco verde do Will; e os óculos do Wes não ficaram bem como gostaria, fora esse topete do Will que ficou parecendo mais o drácula! Apesar disso, fiquei tão feliz com o resultado que não parei mais!
Esses amigurumis foram confeccionados em 2017. Usei lã mollet - fio 100% sintético - e manta acrílica.

Will-e-Wes-e-a-sua-vez
Referência dos bonecos. Retirada de http://vacilandia.com/category/tiras/will-e-wes/page/2/

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Este blog

Olá! 

Somos o Kira's atelier! Um coletivo de artesãos formados por Juliane, Geovane e Cristiane que, por acaso, são uma família também (rsrsrs). Ainda tem o Carlos e o Marçal que ficam no suporte técnico, parceria e apoio moral.

Aqui é mais uma forma que temos de expor nosso trabalho e compartilhar um pouco mais o que vamos aprendendo no dia-a-dia.

É um canal de comunicação e troca. Então fiquem a vontade para enviar perguntas, sugestões, histórias... nossos contatos estão ai ao lado.

As postagens ficarão disponíveis também ao lado direito da tela, tem as tags para facilitar: postarei sobre a produção atual, um pouco de minha evolução, história das técnicas, enfim... sobre esse mundo fascinante do artesanato.

Costumo (Ju) trabalhar com o que se chama atualmente de "freepattern", que significa: sem receitas. São criações que pego um ponto ali, junto com outra técnica, invento uma peça. Mas nada que fotinhos e o passo-a-passo de como vou criando isso não nos ajude a passar para frente o que a gente aprende: facilidades, dificuldades, erros e acertos.

Gosto de experimentar técnicas, flutuo bastante entre crochê (incluo aqui o amigurumi, o de dedo e de braço), tear de pregos e feltragem. Confesso que tricô não é muito a minha praia, mas pode ser que ele apareça por aqui também.

Espero que esse bate papo continue por muitas postagens!
Bens vindos e mão na massa!

Como aproveitar sobra de linha no amigurumis: resíduo têxtil #studyvlog

O meio ambiente é objeto de preocupação há anos, mesmo porque, quando falamos em ação humana, é impossível não gerar algum impacto no meio e...